Trabalhando com Excel e PostgreSQL

Aprenda de uma vez por todas como conectar o Microsoft Excel com o PorstgreSQL.

Se você está iniciando com o banco de dados PostgreSQL talvez ainda não saiba como conecta-lo ao Microsoft Excel, mas não tem problema, neste post vamos ensinar de uma vez por todas, sem enrolação, como podemos conectar o Excel ao PostgreSQL.

Estaremos fazendo o teste em uma base Postgre 32bits com Excel 32bits, mas o processo é basicamente o mesmo para arquitetura 64 bits. Para começar, você terá que acessar o site oficial do PostgreSQL, isto mesmo, aquele mesmo onde você realizou o download da ferramenta: https://www.postgresql.org/download/
No site, em Downloads, desça a página e clique na opção “File Browse”. A ideia aqui é baixarmos o arquivo necessário para instalar o drive de comunicação Postgre com o ODBC. Os passos são bem semelhantes a configuração ODBC com o SQL Server, para os alunos que fizeram o curso de arquitetura e instalação do Protheus 12, lá eu ensinei passo a passo como configurar o ODBC com o SQL Server.

Voltando ao Postgre, clicando em File Browse aparecerá algumas opções de pastas, clique em “ODBC” em seguida clique em “versions” e logo depois em “MSI”. Todos os arquivos de drives serão apresentados em sua tela, você terá que fazer download do drive correto para o seu postgreSQL, respeitando a questão da versão e arquitetura.
No meu caso eu baixei o arquivo: psqlodbc_10_03_0000-x86.zip devido a versão que estou utilizando do Postgre ser a 10, 32bits. Baixe a sua versão ideal.
DICA: Caso esteja usando o Postgre 64bits e Excel 32, baixe os dois drivers, 32 e 64.

Após o download, extraia o arquivo e instale em seu computador conforme imagem. A instalação não carrega nenhum segredo. Basta clicar e instalar.

Após a instalação chegou a hora de configurarmos o ODBC com o driver PostgreSQL. Abra as ferramentas administrativas do Windows e procure por ODBC. Abra o ODBC e procure o driver do Postgre, escolha o driver e clique em “configurar”.

Preencha os dados conforme imagem acima, lembrando que você deve informar o banco de dados desejado em sua base. No meu caso eu estou usando um banco chamado “Northwind” você pode escolher qualquer base existente em seu Postgre. Todos os campos devem ser preenchidos (com exceção do campo Description).
Após configurar todos os dados, não esqueça de testar sua conexão com a base de dados clicando em “Test”. Se tudo ocorrer bem, você receberá uma mensagem conforme imagem abaixo:

Para conectar com o Excel, agora ficou fácil, basta abrir seu Excel e clicar em “dados” em seguida escolher a opção “De outras fontes de dados” e escolher a opção “ODBC”. Sendo assim, basta configurar o Excel normalmente para trabalhar com o banco de dados PostgreSQL. Note que, após selecionar a opção para se comunicar com o Postgre, a base de dados escolhida será exatamente a que escolhemos anteriormente. (No meu caso, o Northwind).

Nesta tela você pode escolher uma ou mais tabelas para trabalhar, no meu caso escolhi apenas uma tabela “Employees” para trabalhar com os dados.

Na próxima tela você poderá filtrar os dados para escolher quais linhas adicionar em sua consulta, no meu caso deixei como todos mesmo.
Clique em avançar, mantendo as opções.
Na tela de conclusão não se esqueça de verificar se a opção: ”retornar dados ao Microsoft Excel” está marcada. clique em concluir.
Escolha inserir os dados na planilha existente e pronto! todos os dados da sua tabela serão carregados ao Excel. Qualquer atualização nesta tabela, via base de dados, você poderá ver também no Excel ao atualizar a planilha. Neste exemplo temos uma planilha dinâmica com Excel e PostgreSQL.

Espero que este post tenha sido de ajuda a você que esteja começando suas aventuras com o banco de dados PostgreSQL. Qualquer dúvida ou crítica só falar. Bons estudos 😉

Este post tem um comentário

Deixe uma resposta