Regras para TimeOut de desconexão

Olá, estamos aqui com um post sobre perguntas e respostas dos nossos alunos. Desta vez vamos falar um pouco sobre Timeout de desconexão de usuários. Esta pergunta foi feita no curso de configurador.

Conforme a própria documentação da Totvs, existem 3 formas de configurarmos o TimeOut de desconexão, mas antes de falarmos sobre isto, vamos explicar o que é este “TimeOut” para quem nunca ouviu falar: TimeOut de desconexão – Nada mais é do que um período em segundos, por exemplo, para “deslogar” o usuário do sistema, caso ele fique por muito tempo com o sistema aberto, sem realizar nenhum tipo de atividade no mesmo. Sabemos que para as empresas utilizarem o Protheus, é necessário adquirir licenças, licenças estas que não são tão baratas quanto os cursos da Udemy… Por isso, para poupar licenças, é recomendado que após o usuário realizar seu trabalho, que ele desconecte do sistema, pois as vezes não temos licenças pra todos. Outro motivo é a própria estabilidade do sistema, pois muitos usuário logados no sistema “a toa” podem ocupar recursos que estariam disponíveis. Enfim, a ideia é evitar que usuários fiquem “pendurados” a toa no Protheus 😉

Pensando nisto, a Totvs criou algumas maneiras de derrubar automaticamente estes usuários ociosos. Vamos começar com a primeira dela, e talvez a mais usada ou mais “fácil”:

InactiveTimeOut – AppServer.ini:
Este é sem duvida a minha forma preferida de derrubar a galera, basta você criar o parâmetro inactivetimeout= em seu AppServer.ini e pronto! Esta regra ficará valida para todos os usuários do sistema. Você irá definir em segundos a quantidade de tempo ocioso. Exemplo: InactiveTimeOut=300

Usuário – TimeOut de estação:
Você também pode definir o tempo ocioso diretamente em um usuário específico, basta você entrar no cadastro do usuário e procurar pela cessão Restrições de acesso, lá você consegue definir o tempo ocioso do sistema em particular para aquele usuário específico.

Grupo – TimeOut de estação por Grupo:
Uma forma muito utilizada também é a configuração por grupo. Esta segue a mesma ideia da configuração por usuário, a diferença é que você aplica o tempo de ociosidade em um grupo específico, assim todos que estiverem naquele grupo serão afetados.

E quando a configuração é feita em mais de um lugar?

Bom, a duvida é a seguinte: Se eu configuro o inactivetimeout no AppServer, mas o usuário também tem o timeout de estação configurado, qual dos dois será prevalecido? Bom, realmente fica uma dúvida no ar, já que são três maneiras possíveis de configurar e pode ter casos que as três formas estão configuradas. Mas fique tranquilo, vamos “sanar” esta duvida 😉
Quando a configuração é feita em mais de um lugar, entra a regra de prevalência onde a configuração do grupo é respeitada em primeiro lugar! (A não ser que a regra de acesso por grupo esteja como Desconsiderar).
Caso não tenha nenhuma regra configurada no grupo, aí entra a regra do usuário e só por ultimo que entra o inactivetimeout do AppServer.ini.

Em resumo:
1º – Verifica se existe configuração de timeout no grupo
2º – Verifica se existe configuração de timeout no usuário
3º – Verifica se existe configuração de timeout no AppServer.ini

Bom pessoal, basicamente é isto. Espero ter respondido esta duvida, bons estudos 😉

Deixe uma resposta