O guia para se tornar um analista Protheus

Siga estes passos e alcance o sucesso.

Muitos alunos me perguntam como iniciar na cerreira como analista de sistemas ERP Protheus. Eu sempre respondo que, primeiramente a pessoa já descobriu como iniciar, ou seja, querendo saber como! Se interessando já é o primeiro passo e digamos que seja o mais importante. Agora, se você chegou até este site, já deve ter visto que a RCTI carrega uma ótima bagagem quando o assunto é cursos relacionados ao sistema ERP Protheus, da TOTVS. Com a intensão de compartilhar conhecimento ao maior número de pessoas possível, fizemos muitos cursos sobre o sistema e vem sendo de grande ajuda para muitos iniciantes, ou até mesmo para pessoas que já trabalham com o sistema a algum tempo.

Bom, voltando ao nosso guia, baseado nos cursos que já lançamos sobre o sistema, vou listar aqui uma forma legal para que você, aluno, que está iniciando sua carreira, possa aproveitar cada momento deste aprendizado, vou citar uma ordem legal para você fazer todos os cursos disponíveis.

1- Entendendo sobre os sistemas ERP

Sempre digo para começarem o estudo pelo curso de arquitetura e instalação do sistema Protheus, mas desta vez vou mudar, vou fazer diferente. Antes de instalarmos e configurarmos todo o sistema, precisamos entender realmente o para que ele serve, e para isso foi criado o curso Gestão empresarial com ERP. Neste curso o aluno vai iniciar já aprendendo sobre empresas, governos, setores. É um curso obrigatório para quem esta entrando na área. No ultimo módulo do curso, vamos aplicar tudo o que foi aprendido na prática ao sistema protheus. Neste caso, caso você aluno não tenha o sistema instalado, pode apenas acompanhar as aulas e depois, quando tiver acesso ao sistema, pode voltar e refazer o modulo. Tentem começar pelo curso de Gestão empresarial com ERP.

2- Entendendo toda a estrutura do Protheus e muito mais

Neste curso o aluno vai aprender na prática como fazer o Protheus funcionar, vai entender sua estrutura, seus aplicativos, vai configurar bancos de dados, bases de testes, entender sobre aplicação de pacotes de correção. Simplesmente um curso imperdível, que estuda toda a anatomia do sistema Protheus e prepara o aluno para encarar os desafios nas empresas, de forma técnica e inteligente.

3- Administração do sistema

Agora que o aluno ja aprendeu como funciona tudo, que tal aprender a administrar o sistema de forma profissional? Neste curso vamos estudar as ferramentas essenciais do módulo de configurador. O aluno vai entender a importância do módulo para o sistema e vai aprender como administrar usuários, criar tabelas, criar campos, validações… Muita coisa importante para quem pretende entender definitivamente a utilização do módulo de configurador, modulo este que todos analistas precisam entender.

4- Entendendo o banco de dados do Protheus

Para os iniciantes, é comum surgir inúmeras duvidas sobre como o Protheus trabalha com dados. Outras dúvidas são em relação á ferramenta de administração de bases de dados que o Protheus tem, chamada de APSDU. Neste curso vamos ver cada detalhe desta ferramenta e a forma correta de como podemos utiliza-la. Curso imperdível para quem quer se tornar um analista Protheus com conhecimentos mais aprofundados.

5- Aprendendo a programar no Protheus

Muitos devem saber que, para ser um analista completo, é necessário entender também sobre programação. Muitas das demandas em relação ao Protheus são relacionadas a programação do sistema, se o analista não dominar este assunto, vai perder várias oportunidades. Pensando nisto criamos o curso de ADVPL, o curso mais procurado pelos alunos! Simplesmente pelo fato de que ele é um curso que vai iniciar do zero todo o aprendizado na linguagem, o aluno irá terminar o curso ja capaz de desenvolver várias customizações no sistema

6- Relatórios e mais relatórios

A demanda por desenvolvimento de relatórios no sistema Protheus é gigantesca, e por isso criamos o curso Criando relatórios com ADVPL. Assim o aluno aprende técnicas avançadas em ADVPL, como por exemplo, utilizar classes, métodos e ainda cria relatórios práticos da forma que quiser em vários formatos. Este curso vem ajudando muitos alunos a se destacarem nas empresas, criando relatórios muito mais amigáveis do que aqueles padrões que vem no sistema.

7- Avançando ainda mais

Hoje o Protheus carrega inúmeros programas desenvolvidos utilizando a arquitetura MVC e exatamente por isto surge a necessidade de dominar o assunto. Este curso parte da ideia de que o aluno já sabe programar em ADVPL e queira aprender a programar em MVC. Curso prático, repleto de exemplos que vai fazer o aluno aprender MVC de uma vez por todas. Imperdível.

Muito bem, seguindo estes passos nos curso, acredito que você vai conseguir tirar o maior proveito possível de todas as aulas. Mas não acaba aqui, saiba que para se sair bem, não basta fazer todos os cursos, vai depender muito de você! Sua determinação e força de vontade em ser cada vez melhor. Os cursos estão sendo muito elogiados pelos alunos e isto é gratificante, poder colaborar com o aprendizado de mais de 2.000 pessoas é fantástico! por tanto, aproveite esta oportunidade e aprenda tudo o que for possível, faça a diferença e ótimos estudos!

Este post tem um comentário

  1. Valter

    Qual é sua recomendação em relação a plataforma Fluig para quem está começando em ADVPL?

Deixe uma resposta