Aprenda DAX do ZERO – Parte 1


Olá, este é o primeiro POST em nosso blog de 2021, e não poderia ser melhor! Para deixarmos este Blog mais atrativo, vamos iniciar hoje uma série de postagens sobre DAX! Isto mesmo, uma série onde vamos aprender DAX do Zero e de graça! Se você está iniciando neste universo do Power BI e pretende aprender como desenvolver métricas utilizando a linguagem DAX, este é o lugar certo. Aproveite esta primeira parte, e se gostou, deixe nos comentários, acompanhe o Blog para as novas aulas e bons estudos 😉

O que é DAX?

A DAX (Data Analysis Expressions) é uma linguagem de expressão de fórmula usada nos Analysis Services, no Power BI e no Power Pivot no Excel. As fórmulas DAX incluem funções, operadores e valores para realizar cálculos avançados e consultas em dados nas tabelas e colunas relacionadas nos modelos de dados tabulares.
Fonte: https://docs.microsoft.com/pt-br/dax/dax-overview
Como você pode ver na própria explicação da Microsoft, podemos utilizar o DAX para realizar vários cálculos matemático, dentro das ferramentas Analysis Service, Power Pivot e principalmente no Power BI.
Nesta série de aulas sobre DAX, vamos levar em consideração que você , leitor, está querendo aprender DAX para utiliza-lo dentro do Power BI, o que é sempre solicitado. Se você sabe trabalhar com o Power BI, ótimo, maravilha! Mas se você sabe trabalhar com o Power BI e sabe também trabalhar com DAX, saiba que suas chances de entregar resultados ainda mais satisfatórios e impressionantes aumenta fortemente. Vamos começar então falando o básico sobre o DAX, e assim, a cada POST vamos evoluindo na linguagem.

Iniciando do Básico com DAX

Antes que possamos trabalhar com DAX, precisamos entender os conceitos básicos desta linguagem, esta é a parte mais importante, caso contrário, você terá muita dificuldade para aplicar na prática o uso de DAX dentro do Power BI

ENTENDENDO CÁLCULOS EM DAX.

Utilizamos DAX para calcular valores sobre colunas e tabelas. Com DAX nós podemos agregar valores, buscar valores, multiplicar, dividir ou até mesmo concatenar valores.
Como estes calculos são baseados em colunas e tabelas, antes que você aprenda a somar,ou multiplicar qualquer coisa, é extremamente importante que você saiba como referenciar uma coluna de uma tabela.
Referenciando uma coluna de uma tabela: Para isto, você deverá escrever o nome da tabela entre aspas simples, seguindo do nome da coluna entre colchetes.
'Vendas'[Subtotal]
Lembrando que as aspas simples são opcionais, caso o nome da tabela não utilize alguma palavra reservada da linguagem, como DATA ou SUM, ou não contenha espaços e não inicie com números.
Ok, aprendemos como refenciar uma tabela e uma coluna desta tabela, agora como eu utilizo isto?
Dentro do Power BI, quando você precisar criar sua medida com DAX, basta entrar na opção “Nova Medida”. Uma caixa de digitação será aberta, e é neste mesmo local ondo você vai escrever as suas medidas em DAX, fique tranquilo, você vai aprender a escrever suas primeira medidas nesta série de aulas sobre DAX.


Fonte da imagem: https://doutoresdoexcel.com.br/wp-content/uploads/2018/02/rank-3.png

Comentários em DAX

Embora DAX não seja uma linguagem de Programação, como PHP, ADVPL ou JAVA, ele também aceita comentários, totalmente iguais a qualquer outra linguagem de programação conhecida no mercado. Para realizar comentários em suas medidas utilizando DAX, basta usar alguns dos exemplos abaixo e aplicar o que mais for ideal.
Comentários simples:
-- Isto é um comentários
Veja que o comentário é realizado após os dois traços.
Comentários Simples 2:
// Isto é um comentário
Veja que o comentário é adicionado após as duas barras
Comentários em multiplas linhas:
/*
Isto é um comentário
Isto é um comentário
*/

Veja que o comentário pode ter quantas linhas você precisar, desde que esteja entre as barras e os aterísticos.
Para quem ja é familiarizado com programação de computadores, isto é bem comum, pois segue o mesmo padrão.

Nesta parte do nosso aprendizado sobre DAX, mostramos apenas o bem básico para que você possa se familiarizar com o aprendizado, no próximo post, vamos falar mais sobre os tipos de dados dentro do DAX e os cálculos suportados por ele. Fique tranquilo, vamos iniciar o treinamento de uma forma linear, para que o leitor que nunca teve contato com DAX, possa ir se adaptando a linguagem e assim acompanhar-nos nos assuntos mais avançados. Espero que você tenha gostado e bons estudos 😉

Deixe uma resposta